terça-feira, 18 de maio de 2010

Notícia do dia

Alfabetização

O Ministério da Educação deve superar a meta de alfabetização prevista no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para 2004, estabelecida pelo programa Brasil Alfabetizado, que era de 1,65 milhão de pessoas. De acordo com o diretor do EJA, Timothy Ireland, o número de pessoas cadastradas para serem alfabetizadas pelo programa já chega a 1,75 milhão, o que supera as expectativas em cem mil pessoas. Os recursos destinados ao programa em 2004 são da ordem de R$ 168 milhões.

“Estamos chegando a esse número com os mesmos recursos iniciais e enfrentando certas dificuldades”, enfatizou o diretor. Segundo ele, o fato deve-se, em parte, às Resoluções nºs 14 e 19, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), que abriram a possibilidade de estender o período de aulas de seis para oito meses. A previsão inicial do programa levou em consideração o período maior. Também houve variações entre estados, municípios e organizações não-governamentais, que ofereceram períodos de seis ou oito meses de aula. “Quando se tira a média, isso permite atender mais”, disse Ireland.

As aulas referentes ao programa deste ano começarão em agosto. Para alfabetizar os jovens e adultos cadastrados, o Brasil Alfabetizado capacitará 82,5 mil alfabetizadores. Um total de 80 projetos de prefeituras, mais 64 de organizações não-governamentais e de instituições de educação superior estão sendo analisados pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), para compor a relação de parceiros do EJA. Já foram aprovados projetos de 331 municípios e vinte estados. Na última quarta-feira, 28, foi publicada no Diário Oficial da União a quarta relação de entidades habilitadas a receber recursos para execução das ações de formação de alfabetizadores e para a alfabetização de jovens e adultos, ainda neste exercício. A próxima relação de entidades habilitadas deverá sair até 3 de agosto.
Fonte : http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=634

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!